quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Altair Sideral 2008


Esse é o segundo vinho da Altair, porém bem abaixo do ícone (em preço e distinção), que leva o mesmo nome da vinícola. O amigo é, sim, bastante agradável e gostoso, mas para beber sem maiores pretensões. As lágrimas que escorrem pela taça são grossas, intensas. Aroma muito agradável, lembrando especiarias, frutas negras, pinho e um pouco de pimentão (não é aquele cheiro enjoativo de alguns carmeneres chilenos). A uva que predomina é a cabernet sauvignon (78%), conferindo corpo, mas há outras na composição do dito, inclusive carmenere (13%). Interessante pedida de bom vinho, em torno de cem reais.
 
Aroma - Bastante atraente ao abrir a garrafa, fica ainda mais intenso ao colocarmos em nossas taças. Percebem-se nitidamente as especiarias, frutas negras (talvez cassis), além  de um pouco de pinho e algo muito sutil de pimentão (nada a ver com aquele intragável cheiro e gosto de "suco de pimentão" de alguns carmeneres chilenos).
 
Sabor - O amigo descansou trinta minutos na garrafa. Começamos os trabalhos e, então, ele se mostrou equilibrado, encorpado (embora macio), final persistente, paladar algo mineral (leve) e madeira. Os taninos são ótimos. Já o retrogosto não foi dos melhores, na  minha modesta opinião. É um vinho bem agradável e fácil de se beber, que está a ótimo preço na Wine.com. Enfim, é um ótimo custo x benefício para quem curte vinhos encorpados.
 
Vinícola - Altair (Chile).
 
Quanto paguei - R$104,80 na Wine.com (com desconto por fazer parte do clube). Uma vez mais a Wine.com dá um banho na importadora, Grand Cru, que cobra R$131,80 (quase 30% a mais). 
 
Nota - 8,5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário